Que você é associado a uma cooperativa de crédito você já sabe. Mas você sabe realmente o que significa isso?
Que você é associado a uma cooperativa de crédito você já sabe. Mas você sabe realmente o que significa isso?
Segundo o Banco Central do Brasil, uma cooperativa de crédito se caracteriza como “uma instituição financeira formada pela associação de pessoas para prestar serviços financeiros exclusivamente aos seus associados”.
Isso quer dizer que os associados são ao mesmo tempo: donos e usuários da cooperativa. E fazem isso participando de sua gestão, assim como usufruindo de seus produtos e serviços. Em uma coop de crédito, os associados encontram os principais serviços que bancos tradicionais disponibilizam, tais como:
- Conta-corrente;
- Aplicações financeiras;
- Cartão de crédito;
- Empréstimos;
- Financiamentos.
Qual o diferencial das cooperativas de crédito
Um dos grandes diferencias da cooperativa de crédito para as instituições financeiras tradicionais, é que a coop não possui fins lucrativos. Isso quer dizer que, normalmente, seus preços são mais acessíveis e competitivos do que os bancos tradicionais.
Além disso, os associados têm poder igual de voto, independente da sua cota de participação no capital social da cooperativa. Somado a isso, é por meio da cooperativa de crédito que o associado tem a oportunidade de obter um atendimento personalizado para as suas necessidades.
Sempre respeitar e promover os princípios cooperativistas
Assim como qualquer instituição cooperativista, as coops de crédito também tem o dever de respeitar e promover os 7 princípios cooperativistas, que são:
1 – Adesão voluntária e livre;
2 – Gestão democrática;
3 – Participação econômica dos membros;
4 – Autonomia e independência;
5 – Educação, formação e informação;
6 – Intercooperação;
7 – Interesse pela comunidade.