Capitalização e Sobras

Capitalização

A capitalização é o coração da cooperativa, pois através dela é possível obter recursos para as liberações de empréstimos e aplicar baixas taxas de juros, colocando em prática um dos principais princípios cooperativistas: a ajuda mútua. 
A capitalização nada mais é que uma forma programada de se poupar. Todos os meses você poupa uma pequena parte do seu salário, fazendo uma reserva para o seu futuro e o de sua família, e ainda melhor, sem burocracia, pois o valor é descontado automaticamente em folha de pagamento. Com cotas múltiplas de R$ 28,00, limitadas a R$ 560,00, você forma o seu capital social e, ao sair da COOPHARMA, recebe o valor integral, acrescido de rendimentos baseados na taxa Selic (índice pelo qual as taxas de juros cobradas pelo mercado se balizam no Brasil), que chegam a ser superiores aos da poupança, descontado o IR. 
Além disso, o valor mensalmente capitalizado poderá ser alterado a qualquer momento para adequá-lo ao seu orçamento.

Sobras

As sobras são os resultados do ano divididos proporcionalmente entre todos os associados que pagaram juros sobre seus empréstimos durante o ano anterior. Ou seja, o associado solicita um empréstimo e tem retorno de parte dos juros.

Na prática, como cooperativas de crédito não visam lucro, esse resultado é divido proporcionalmente entre os associados que geraram receitas de empréstimo na Cooperativa.

Olá, COOPHARMA!